category: 86
Saiba o que abre e fecha nesta segunda e também na terça-feira - Site do bairro do Barreto

Saiba o que abre e fecha nesta segunda e também na terça-feira

Centro Petrobras de Cinema, em São Domingos, está abrigando eventos do Encontro com a América desde quarta-feira. Foto: Nathália Felix
Saiba o que abre e fecha nesta segunda e também na terça-feira

Alguns serviços e comércios funcionam, outros param. Bancos e agências dos correios ficarão fechados apenas no feriado. Já a Barcas S/A vai funcionar com horários especiais

No feriado da Proclamação da República, na terça-feira, o comércio, órgãos e serviços públicos funcionarão em regime especial. Os bancos e agências dos correios ficarão fechados apenas no feriado. Já a Barcas S/A vai funcionar com horários especiais na segunda-feira e na terça-feira. Para aproveitar o recesso, os niteroienses que não viajaram têm muitas opções de lazer cultural com a programação do “Niterói Encontro com a América do Sul”.

A Prefeitura de Niterói e o governo estadual decretaram ponto facultativo na segunda-feira. Os órgãos municipais ficarão fechados nos dois dias, exceto as unidades municipais de saúde de emergência, que atenderão normalmente.

Lixo

A coleta de lixo não para. Segundo a Clin, os caminhões seguirão cronograma normal nesta segunda e terça-feira.

Documentos

A unidade do Rio Poupa Tempo de São Gonçalo funcionará na segunda-feira. Na terça, o local ficará fechado.

Comércio

O funcionamento do comércio de rua será facultativo. Já os shoppings abrirão em horários alternativos no feriado. No Plaza Shopping Niterói, as lojas abrem das 13h às 21h e a praça de alimentação das 12h às 22h; a praça de alimentação do Bay Market abre às 12h e as lojas às 15h, sendo que ambos fecham às 22h; o Itaipu Multicenter fica aberto das 15h às 21h; as lojas do São Gonçalo Shopping irão funcionar das 13h às 21h, e a praça de alimentação e lazer, das 11h às 21h; no Boulevard Shopping São Gonçalo as lojas abrirão das 13h às 21h, a praça de alimentação das 11h às 23h.

Barcas

Na segunda-feira, a Barcas S/A vai operar com horários especiais. A linha Praça XV-Niterói vai operar, das 5h40 às 10h, com intervalos de 20 min; das 10h às 16h, a cada 30 min; entre 16h e 20h, com intervalos de 20 min; e das 20h até as 23h30, a cada 30 min. Já na terça-feira, o funcionamento será como nos finais de semana, a cada meia hora.

Lazer

A praia, o Horto e o Campo de São Bento, além de lazer ao ar-livre, também têm cultura neste feriadão. Neste domingo, a programação do Encontro com a América do Sul começa com contação de histórias, para as crianças, e aula de Tango, para os adultos. Todos os eventos são gratuitos.

Às 10h, o Campo de São Bento abriga o workshop Princípios básicos de Tango, Brasil/Argentina, na Pista de patinação. Já no Horto do Barreto, no mesmo horário, a história de “Titiloco ao redor do mundo”, será contada. Para quem prefere filmes, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) tem Retrospectiva do Cinema Argentino, com festival de curtas a partir das 11h.

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, se apresenta às 19h, na Praia de Icaraí. E a noite reserva, ainda, muitas programações musicais. Os cantores argentinos Diego Marioni e Romina Lopez, se apresentam às 19h, no Teatro Municipal – serão distribuídas senhas 30 minutos antes da apresentação.

Do Chile, tem a música de Kalule, às 19h30, no Centro Petrobras de Cinema, que desde quarta-feira, foi aberto, em parte, exclusivamente para a programação do encontro. Do Uruguai, tem Marulata, às 20h, no Espaço Cultural AMF.

Segunda e terça

Na segunda-feira, o encontro oferece, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), exibições do programa “El Escaparate”, da Bolívia, às 13h. E no Teatro Municipal, tem artes cênicas do Paraguay Rekove. Como o espaço no Teatro Municipal é limitado, todos os eventos que acontecem no local têm distribuição de senhas 30 minutos antes da apresentação. E, de música, tem Kalule, do Chile, às 21h, no Espaço Cultural AMF Unimed.

Na terça-feira, tem mais dança no Campo de São Bento. O “Encontro Dança para Todos”, começa às 10h, na pista de patinação.

No MAC, às 18h, será inaugurada a Exposição Fotográfica De-Hechos, Colectivo Concepción Fotográfica, do Chile. E a arte do Paraguay Rekove volta a ser apresentada ao público, às 18h30, no Centro Cultural Abrigo de Bondes.

De música, a noite de terça-feira oferece a voz uruguaia. A cantora Mónica Navarro se apresenta às 20h no Teatro Municipal.

A programação do “Niterói Encontro com a América do Sul” se estende até o dia 26 desse mês. No site de está disponível a programação completa do evento.

 

 

Fonte: http://jornal.ofluminense.com.br