category: 86
Guardas 'dão aula' sobre trânsito em escola do Barreto - Site do bairro do Barreto

Guardas 'dão aula' sobre trânsito em escola do Barreto

educaC3A7aC3B5-no-transito-alexandre-vieira004-165428
Guardas 'dão aula' sobre trânsito em escola do Barreto

Guardas da Patrulha Escolar de Niterói ensinam que trânsito é coisa séria

Crianças da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Rosalina de Araújo, no Barreto, participaram na tarde desta terça-feira (17) de uma atividade especial e terão muito o que contar para familiares e os próprios amiguinhos dos bairros em que moram. De forma lúdica e criativa, integrantes da Coordenadoria da Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Niterói passaram para os pequenos, noções simples e básicas sobre as leis do trânsito.

As crianças são da Educação Infantil e têm, em média, três anos. Para atrair a atenção da garotada, os guardas usaram velocípedes e fantoches. Para um público atento, os guardas mostraram ainda as funções de cada sinal de trânsito e o significado das cores verde, amarelo e vermelho.

Até mesmo faixas como as que são marcadas nas ruas foram levadas para a atividade, para demonstrar as crianças o que acontece na rua e reforçar que o trânsito tem que ser respeitado.

“É muito importante que crianças aprendam essas noções desde pequenas. É muito importante porque elas são multiplicadoras e, mesmo pequeninas, levam essa mensagem para seus pais, amigos e colegas, e até corrigem quem faz errado, porque assimilam bem. Palestras têm como objetivo orientar e conscientizar desde pequenos que é questão de cidadania e de segurança. A ideia de educação no trânsito é ajudar formar adultos responsáveis”, explica a coordenadora da Patrulha Escolar, Simone Fernandes Rodrigues, orientando que a escola que quiser pode agendar através do e-mail p.e.gcmn@hotmail.com.

“Essas atividades são muitos importantes porque ensinam de forma lúdica e as crianças aprendem na prática a ter educação no trânsito e os cuidados que devem tomar. Isso ajuda muito as crianças, principalmente porque facilita o aprendizado”, elogia Lilian Cristina Azevedo de Aguiar, diretora da Umei.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br