category: 86
Enem: trânsito intenso e correria - Site do bairro do Barreto

Enem: trânsito intenso e correria

d1fg-10-douglas-macedo-enem-151113
Enem: trânsito intenso e correria

Primeiro dia de provas foi marcado por longas filas na frente dos campi onde foram aplicados os exames, tráfego complicado e correria para pegar os portões abertos

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Niterói, neste sábado (24), teve movimentação intensa no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Gragoatá e no campus da Universidade Salgado de Oliveira no Centro. O trânsito ficou complicado na chegada dos candidatos, muitos se aglomeraram aguardando a abertura dos portões, que ocorreu às 12h. Alguns candidatos chegaram atrasados e não conseguiram fazer a prova, causando tumulto na frente dos portões – que fecharam às 13h.

A estudante Maria Fernanda, de 17 anos, moradora de Icaraí, estava tranquila, já que ainda não era para valer. “Estudei um pouco e estou calma. Minha maior preocupação é amanhã, por causa da redação. Por enquanto ainda é um treino”, conta.

O estudante Matheus Pedro Ribeiro, de 21 anos, morador do Barreto, cursa engenharia cartográfica, mas quer tentar para o curso de engenharia naval e oceânica. “Estou me sentindo muito seguro, pois já estou cursando uma faculdade, mas os dois dias de prova são muito cansativos e temos que estudar”, revela.

Não são só os jovens que tentam uma oportunidade nas universidades. O bancário Milton Gil, de 57 anos, tenta uma vaga para o curso de engenharia ambiental. “Não estou nervoso e nem apreensivo, a maturidade nos traz isso. Se não passar pelo menos eu tentei”, revela ele que já faz a prova pela terceira vez.

Faltando dez minutos para o fechamento dos portões, os candidatos já começavam a correr para não perder o horário. Alguns, no entanto, não conseguiram chegar. O estudante Maycom Sales, de 17 anos, morador da Região Oceânica, chegou ao campus do Gragoatá apenas três minutos atrasado, mas foi impedido de entrar na universidade. Ele contou que pegou muito trânsito e foi para o lugar errado. “Fui para o campus da Praia Vermelha e, ao chegar, percebi que estava no local errado. Tinha ido de carona com meu pai, mas ele já tinha ido embora. Tive que vir correndo e no caminho peguei carona de bicicleta com um desconhecido. Infelizmente não consegui”, lamentou.

O trânsito no entorno dos locais de prova ficou muito complicado. O excesso de veículos nas ruas e grandes grupos caminhando pela calçada dificultavam a chegada ao local. Agentes da NitTrans orientaram os motoristas e guardas-municipais fiscalizaram o estacionamento irregular. Os candidatos só podem fazer a prova usando caneta transparente na cor preta e, por isso, diversos ambulantes vendiam canetas na porta das universidades. 

Prova – O primeiro dia do Enem foi marcado por questões sobre feminismo, globalização e meio ambiente. A prova, que costuma trazer temas relacionados ao cotidiano e interpretação de texto, apresentou uma questão sobre igualdade de gênero na área de Ciências Humanas, com uma citação da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir, que virou o tema mais comentado pelos estudantes quando eles saíram da prova.

O exame também teve duas questões de globalização e cinco de meio ambiente, tema que permeou tanto a parte de Ciências Humanas quanto de Ciências da Natureza. A prova de química se destacou pelo seu grau de dificuldade, segundo os comentários dos participantes nas redes sociais.

Neste sábado, os 7,7 milhões de inscritos tiveram 4 horas e 30 minutos para resolver as 90 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias (história, geografia, sociologia e filosofia) e Ciências da Natureza e suas tecnologias (química, física e biologia). Neste domingo, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões da prova de linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira – inglês ou espanhol) e de matemática. Além disso, precisam fazer a prova de redação. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília, e as provas terão início às 13h30. O gabarito oficial do Enem 2015 será divulgado até quarta-feira.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br