Caracteristicas e tendências atuais do Bairro

Caracteristicas e tendências atuais no Barreto

O Barreto, bairro de ocupação antiga, é bem servido de infra-estrutura básica e sedia diversos equipamentos urbanos e sociais. Entre a praça do Barreto e o Maruí, numa encosta, fica a Igreja de São Sebastião, católica. Há também algumas capelas e outras igrejas, protestantes e evangélicas, no bairro. Também é forte a presença de associações de moradores e de sindicatos. No bairro já existiu cinema e alguns bancos. Atualmente encontramos apenas uma agência bancária que fica junto à Ceasa.

Comércio, Educação e Saúde

O comércio de flores no bairro é intenso devido ao cemitério existente, bem como as capelas funerárias, todos bem próximos.
A comunidade do Barreto é servida por significativa rede de ensino com dois CIEPs e diversas escolas públicas, sendo algumas da rede estadual e outras da rede municipal, além das particulares. Elas atendem do maternal/JI até o 2º Grau; e ensino profissionalizante em diversas áreas técnicas, como é o caso da Escola Técnica Estadual Henrique Lage e do próprio SENAI.
Na área da saúde, encontramos os hospitais Orêncio de Freitas e o Ary Parreiras, algumas clínicas, consultórios particulares, posto de saúde e, criado recentemente, um módulo do “Médico de Família”, no Maruí Grande. Estes estabelecimentos atendem tanto a comunidade local como às vizinhas, por oferecerem serviços considerados de boa qualidade.

Lazer e Entretenimento

No que se refere ao lazer, o bairro do Barreto dispõe de clubes e discotecas, tais como o Combinado 5 de Julho, o Humaitá e o Som Brasil que, apesar de não manterem as mesmas tradições de décadas passadas, continuam prestigiados.
Os restaurantes, os bares, os botequins e a tão conhecida quadra da Escola de Samba Unidos do Viradouro têm freqüentadores de toda cidade de Niterói e de outros municípios.
Nos dois últimos governos municipais a praça Enéas de Castro recebeu importantes obras de melhoramento, voltando a ser uma opção de lazer para os moradores.
Importante destacar que o Parque Monteiro Lobato, Horto do Barreto, conta com programação cultural durante a semana e uma feira de artesanato aos domingos, sendo muito freqüentado pelos moradores do bairro e áreas vizinhas.

Problemas de Ambiente

Entre os principais problemas ambientais sobressaem a poluição do rio Bomba, o acúmulo de lixo nas encostas e em locais próximos a áreas favelizadas; e a poluição da Baía de Guanabara. O rio Bomba, canalizado em parte, marca o limite entre os municípios de Niterói e São Gonçalo. Ele está completamente poluído porque recebe grande parte do esgoto doméstico e do lixo dos bairros situados em suas margens.

Ocupação

Do ponto de vista da ocupação podemos considerar Barreto como um bairro já cristalizado, com crescimento populacional estagnado, exceto nas áreas favelizadas. Predominam no bairro os segmentos sociais da classe média-baixa.
Sendo de fácil acesso ao Centro da Cidade e a outros municípios, e pela proximidade da Ponte Rio-Niterói e Rodovia Niterói-Manilha, o Barreto deverá passar por um processo de revalorização urbana principalmente na orla da Baía de Guanabara.

Fonte: www.nitvista.com.br