category: 86
Arte e cultura para a população de Niterói realizadas nesta semana - Site do bairro do Barreto

Arte e cultura para a população de Niterói realizadas nesta semana

Por dia, 26 artesãos irão expor seus produtos, como arranjos e roupas. Foto:Evelen Gouvêa
Arte e cultura para a população de Niterói realizadas nesta semana

‘Semana do Artesanato’ promove em Icaraí, exposições e oficinas. Objetivo dar mais visibilidade aos produtos, compondo o espaço de lazer com arte e cultura popular

Em comemoração ao Dia Nacional do Artesão, celebrado ontem, a Casa do Artesão elaborou a “Semana do Artesanato”, com exposição dos trabalhos na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, das 9h às 17h, até sábado, e no Horto Palmier,

no Barreto, no domingo. A iniciativa, que partiu dos próprios artesãos cadastrados no órgão, que é vinculado à Secretaria de Cultura, tem como objetivo dar mais visibilidade aos produtos, compondo o espaço de lazer com arte e cultura popular.

Durante o evento, que teve início ontem, por dia, 26 artesãos irão expor seus produtos, que vão desde panos de pratos à artigos de decoração, arranjos de flores, esculturas feitas de diversos materiais, roupas e sapatos, tudo confeccionado manualmente. Além disso, ainda serão realizadas oficinas, ministradas pelos próprios artesãos, ensinando a confeccionar alguns produtos, como forma de troca de experiências entre os participantes.

Para o secretário de Cultura, Arthur Maia, com a compreensão obtida durante o trabalho conjunto da Casa do Artesão com os profissionais cadastrados no espaço e a comissão dos artesãos, no ano passado, de que o artesanato precisa de união, participação nos eventos e principalmente de espaço, iniciativas como a realizada em comemoração ao Dia do Artesão são formas de incentivar os artistas.

“Temos um coro de artesãos/artistas maravilhoso e o artesanato na praça humaniza o espaço, faz bem para a vizinhança e traz visibilidade para a arte desses profissionais. Niterói precisa reforçar sua assinatura em todos os segmentos, e o artesanato é um deles. Para isso, conseguimos para esse ano a permissão para realizar a feira em todos os eventos feitos no município”, disse o secretário, anunciando ainda a aquisição de mais cem barracas para compor as feiras.

A “Semana do Artesão” abriu espaço para qualquer artesão do Estado do Rio com interesse em participar, sendo assim, além da variedade de produtos encontrados, também é possível encontrar pessoas de municípios vizinhos, que se cadastraram nessa ação.

“Estamos há quase 20 anos comercializando o nosso trabalho na feira da Praça do Rink, e oportunidades como essa, de expor em outros locais, melhora a autoestima, a confiança para continuar trabalhando”, explicam as artesãs Magda Guimarães e sua filha Márcia.

As barracas são disponibilizadas pela Casa do Artesão, que também contrata um montador. O artesão paga uma taxa de R$ 10 e tem como responsabilidade apenas levar os trabalhos e estar no local dentro do horário estabelecido.

“Esse evento é uma forma de homenagear e dar visibilidade para esses verdadeiros guerreiros, que, faça chuva, faça sol, estão presentes nas feiras permanentes na Praça Getúlio Vargas, aqui em Icaraí, no Barreto, na Praça do Rink, no Campo do São Bento e na Região Oceânica”, exalta a diretora da Casa do Artesão, Rosane Calôr. 



Fonte: http://jornal.ofluminense.com.br