category: 86
Alunos apresentam barco movido a energia solar em evento científico - Site do bairro do Barreto

Alunos apresentam barco movido a energia solar em evento científico

barco-164340-164340
Alunos apresentam barco movido a energia solar em evento científico

Embarcação, dos estudantes do Henrique Lage, participou de gincana da Escola Naval

Alunos do curso de Máquinas Navais da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, do Barreto, em Niterói, participaram da XVIII Regata Ecológica da Escola Naval com um barco movido a energia solar. Desenvolvido durante as aulas, o catamarã de 2 cascos, equipados com quatro módulos solares para a geração de energia, é o resultado de uma experiência inovadora.

A Regata Ecológica da Escola Naval foi especial para uma das alunas do curso da Faetec. Priscila Kessy, de 16 anos, já participou de outras regatas, mas como observadora da irmã, Patrícia, ex-aluna do mesmo curso. As duas ajudaram a modernizar o barco.

“Quero seguir os passos da minha irmã que, após se formar na Faetec, está trabalhando na Marinha do Brasil. Essa é a primeira regata que participo, mas tive a oportunidade de ver a minha irmã, que participava desse projeto com os mesmos barco e professor, o Sérgio Assis Lima”, contou Priscila Kessy.

Priscila é uma das cinco meninas, de um total de 12 alunos, que participam desse projeto. O motor foi desenhado na própria escola e o barco tem capacidade para um piloto e autonomia suficiente para manter uma navegação regular, ou seja, consegue manter o ritmo da velocidade durante o percurso. As placas captam a energia solar que recarregam a bateria de chumbo. Assim que atinge seu limite, um dispositivo interrompe a corrente para não sobrecarregar e nem haver desperdício de energia.
A gincana promovida pela Escola Naval recolheu mais de 140 quilos de lixo da Baia de Guanabara.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br